As áreas do marketing digital são muito diversificadas e amplas, pois é um setor que utiliza diversas estratégias digitais que hoje estão disponíveis no mundo digital e podem ser escolhidas de acordo com o objetivo esperado. Sendo assim, conhecer as áreas que mais estão em alta, com potencial de geração de ótimos resultados, é essencial para o profissional que deseja trabalhar com isso.
Veja, neste conteúdo, quais são essas áreas e conheça um pouco de cada uma para adquirir mais conhecimento sobre marketing digital!
O marketing digital é o processo de promoção de marcas, serviços ou produtos utilizando as mídias digitais como meio. Atualmente, com a Era Digital, é uma das principais formas de comunicação direta entre empresa e público.
Essa comunicação pode ser feita com vários objetivos: Uma empresa pode ter interesse no digital para fortalecer a sua marca online, se comunicando com seu público-alvo para tornar sua marca mais conhecida e divulgar seus valores e outros assuntos de importância para esse público. Outro objetivo comum das empresas é usar o marketing digital para atrair pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. Nesse caso, as empresas usam o digital para mostrar como seus produtos ou serviços podem ajudar o público que está navegando no mundo digital a solucionarem suas dores ou necessidades. Por fim, o digital também é meio muito eficaz para as empresas simplesmente se comunicarem com seu público-alvo. Levando a eles conhecimento e informações interessantes que podem aproximar o público-alvo das empresas. Nesse caso, as mídias sociais são as formas mais comuns por onde se comunicar com o público em questão.
A seguir comentamos algumas soluções de marketing digital disponíveis hoje para ajudar as empresas a fortalecerem suas marcas, atraírem oportunidades de negócios e se comunicarem com o seu público-alvo nas mídias sociais.
Dentro do marketing digital existem diversas áreas, apresentando diferentes abordagens e estratégias. Conheça as principais a seguir:
No Inbound, o foco é atrair e nutrir leads, a partir da definição de estratégias para reter e encantar pessoas e conseguir a conversão delas em clientes.
Além de atrair, essa área trabalha com o objetivo de criar uma relação de confiança entre a empresa e o cliente em potencial utilizando estratégias de persuasão, além de informações sólidas e dados relevantes do mercado.
Com isso, a jornada desse cliente, normalmente, se desenvolve em 4 etapas:
No Marketing de Conteúdo, são usadas técnicas de storytelling e gatilhos mentais para chamar a atenção de clientes em potencial. Para isso, o profissional dessa área desenvolve conteúdos com temas que são de interesse do público-alvo.
Nesse sentido, podem ser criados diversos tipos de conteúdo:
Por meio dos formatos acima ou de outros, o profissional produz conteúdos relevantes e de valor para o público-alvo conforme a estratégia e a necessidade de cada cliente.
O processo de produção do conteúdo demanda habilidades de escrita, criatividade, síntese de informações e formulação de ideias que estabeleçam uma comunicação clara com o público para fornecer as soluções que ele busca.
A sigla SEO significa Search Engine Optimization, isto é, Otimização de Sites para Mecanismos de Busca na tradução. Essa é a área em que o profissional define métodos para fazer com que os conteúdos produzidos fiquem nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google, para o público acessar de forma orgânica.
Os resultados orgânicos são aqueles obtidos sem pagar por anúncios, e isso acontece por meio das estratégias de SEO, que envolvem o trabalho de palavras-chave mais específicas ou mais genéricas relacionadas ao nicho de atuação da empresa, linkagens internas, entre muitas outras questões técnicas.
A otimização é importante para que os sites sejam encontrados pelo algoritmo e, principalmente, pelos usuários que vão acessar as páginas e gerar conversões no site da empresa.
Também entre as áreas de marketing digital, na consultoria o profissional trabalha dando suporte para auxiliar empresas a terem suas marcas, produtos e serviços alavancados.
Dentro disso, ele analisa os principais pontos fortes da empresa e verifica os fatores que precisam ser melhorados. Para tanto, ele deve ser especialista em divulgação, estratégia e em questões técnicas para possibilitar bons resultados a seus clientes.
Na área de Mídias Sociais, acontece a gestão da chamada Social Media, que engloba planejar, criar e publicar posts da empresa nas redes sociais existentes, tais como Facebook, Instagram e LinkedIn.
Aqui o conteúdo também deve ser relevante, estratégico e pode ser desenvolvido pelos profissionais que atuam na área de Marketing de Conteúdo, seguindo sempre a identidade visual e o tom de voz da empresa.
Como visto, o marketing digital está em alta e é de grande importância para as empresas. Sendo assim, a grande demanda é o principal motivo para investir em uma franquia de marketing digital, tornando o investimento mais seguro.
Além disso, com a franquia, o profissional não inicia sua empresa do zero, pois já tem todo o apoio da franqueadora para desenvolver o negócio e conseguir se fortalecer no mercado.
Outro ponto é a flexibilidade na atuação, já que o trabalho pode ser feito tanto presencialmente quanto na modalidade home office. Não é incomum encontrar empresas do segmento que atuam apenas remotamente.
Portanto, agora que as principais áreas do marketing digital já foram abordadas, bem como alguns dos motivos de investir em uma franquia, será mais fácil entrar para esse nicho e trabalhar em uma área crescente do mercado atual.
Quer trabalhar com marketing digital? Conheça a franquia da WSI, que foi desenvolvida pela Franquia WSI, uma empresa experiente do ramo e que contribui para o desenvolvimento dos seus franqueados e clientes!