Você já pensou em abrir um negócio próprio? Pois saiba que, a cada dia que passa, mais pessoas aderem a essa opção. Se você considera se unir aos milhões de brasileiros que abriram uma empresa nos últimos anos e deseja saber mais sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil e as melhores áreas para investir, confira este artigo.

 

Afinal, o que é empreendedorismo?

Mesmo parecendo atual, o conceito de empreendedorismo existe desde o século 17. Os pioneiros a escrever sobre o assunto foram os economistas franceses Jean Baptiste Say e Richard Cantillon. De acordo com eles, o empreendedorismo é a habilidade de unir capacidade produtiva, de gestão e de assumir riscos.

 

Apesar de citado no século 17, o termo ganhou popularidade apenas em 1945, quando o economista Joseph Schumpeter tratou sobre o assunto em seu livro Capitalismo, Socialismo e Democracia. Para o autor, o empreendedorismo é o responsável pelo desenvolvimento econômico por meio do que ele chamou de destruição criativa: destruir o velho em prol da criação de novas mercadorias, métodos e mercados.

 

Atualmente, o conceito mais bem aceito de empreendedorismo é o proposto por Robert D. Hisrich, em seu livro Empreendedorismo. De acordo com o autor, o “Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal“.

 

Qual é o cenário do empreendedorismo no Brasil?

Como dito, o empreendedorismo no Brasil vem crescendo. É o que indica a pesquisa global sobre empreendedorismo, publicada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e realizada no Brasil pelo Sebrae e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

 

Segundo o relatório divulgado em março de 2022, a taxa de empreendedores brasileiros com empresas com mais de 3,5 anos aumentou de 8,7% para 9,9% em 2021, o que equivale a 14 milhões de empreendedores. Esse salto levou o Brasil da 13ª até a 7ª posição no ranking dos países com mais empreendedores estabelecidos.

 

O estudo revela, ainda, que o perfil do empreendedor brasileiro mudou. Conforme o levantamento, 76% das pessoas afirmam que a motivação para empreender é “fazer diferença no mundo”, enquanto aqueles que empreendem para “ganhar a vida porque os empregos são escassos” caiu de 82% para 77%, o que demonstra que a maioria das pessoas está empreendendo por vontade própria, e não por necessidade.

 

Dicas de negócios para investir no Brasil atualmente

 

Descubra quais são as áreas de mais destaque no mercado para investir:

 

Delivery de comida

De acordo com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), o segmento de foodservice aumentou cerca de 75% entre abril de 2021 a abril de 2022. Vale destacar que, devido à pandemia, os gastos com delivery totalizaram R$ 40,5 bilhões em 2021, o que equivale a 24% a mais do que o ano anterior, conforme apontado pela GS&NPD e IFB.

 

Mesmo com a situação voltando ao normal, o brasileiro mantém o hábito de encomendar comida devido à praticidade, abrindo oportunidade para quem pensa em investir nesse mercado e deseja economizar na montagem de um espaço físico para receber presencialmente os clientes.

 

Beleza e cuidados pessoais

 

O Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, segundo a Forbes, tornando esse amplo mercado uma grande chance de investimento. Nesse segmento, ganham destaque os cosméticos produzidos apenas com ingredientes naturais e orgânicos, como aponta pesquisa realizada pela plataforma Teads, que mostra que 62% dos brasileiros preferem esse tipo de cosmético.

 

Mais especificamente na área de cuidados pessoais, outro mercado que se destaca é o de artigos esportivos, que cresceu 188% durante a pandemia, conforme apontado pela Konduto.

 

Venda de produtos on-line

 

A venda de produtos on-line pode se tornar um negócio promissor, pois o e-commerce brasileiro cresceu 4,3% no segundo trimestre de 2022, o que equivale a 89,6 milhões de vendas on-line, de acordo com a Neotrust.

 

Para começar a empreender nesse ramo, é possível comercializar itens próprios ou optar pela revenda. Esse mercado é interessante para quem busca um negócio de baixo custo para investir, pois não é preciso dispor de estoque, loja física e nem mesmo de um site profissional.

 

Isso porque há diversas plataformas de marketplace que permitem a comercialização de produtos pelo pagamento de uma taxa por cada venda efetuada. Você pode optar, ainda, por divulgar o produto por meio das redes sociais. Outra opção é se cadastrar em um programa de afiliados e revender produtos de terceiros, recebendo uma comissão por cada venda efetuada.

 

Marketing digital

 

O marketing digital tem se mostrado um próspero mercado para investir. Segundo o levantamento realizado pelo The CMO Survey, estima-se que o investimento médio em marketing digital aumentará cerca de 15% em 2022. Assim, presume-se que as áreas de maior destaque serão:

  • Otimização de sites (77,4%);
  • Mídias pagas e SEO (69%);
  • Data analytics e IA (65,7%);
  • Plataformas digitais e outras tecnologias (61,6%).

Além do aumento da demanda por serviços de marketing on-line, cabe dizer que é possível atuar em home office e com poucos recursos, como, por exemplo, um computador, acesso à internet e programas específicos de marketing digital.

 

Franchising

Conforme apontado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias cresceu 8,8% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, o que corresponde a R$ 43,380 bilhões.

 

Além de ser um negócio que está em alta, investir em uma franquia oferece menos riscos, pois a vantagem competitiva do franqueador é repassada ao franqueado e o modelo de negócio já foi testado e aprimorado. Convém mencionar que o investidor conta, ainda, com treinamentos e suporte oferecidos pelo franqueador.

 

O mercado de franchising é muito versátil tanto no que se refere às áreas de atuação quanto ao porte do negócio, que pode consistir em uma ampla loja física ou mesmo em uma atuação home office.

 

Empreenda com uma franquia de marketing digital

A Franquia WSI é a maior e mais antiga rede de marketing digital do mundo e deseja compartilhar seus mais de 25 anos de experiência no mercado com você. Oferecemos programas contínuos de educação em marketing digital, gestão de negócios, vendas e idioma inglês, além de sistema de consultoria em tempo integral.

Agora que você conhece o cenário do empreendedorismo no Brasil e viu que o segmento de franquias e marketing digital estão em alta, por que não uni-los? Entre em contato com a franquia de Marketing Digital WSI e saiba como se tornar um franqueado.

WSI Franquia

Saiba mais sobre como ser um franqueado WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner