Com o avanço da transformação digital, cada vez mais as empresas reúnem uma maior quantidade de informações sobre seus processos e o comportamento de seus clientes. Esses dados têm se provado ser muito mais do que meros números, transformando-se em uma verdadeira fonte de insights para uma tomada de decisão mais precisa e eficaz.

Por conta disso, a demanda por profissionais e empresas especializadas em análise de dados vem crescendo exponencialmente, ainda mais na área de Marketing Digital. Portanto, se você deseja manter sua empresa competitiva, confira este post e entenda mais sobre o assunto! 

O que é Análise de Dados?

A Análise de Dados é a área responsável por reunir, tratar e interpretar dados com o intuito de respaldar a tomada de decisão. Ao apoiar as ações em dados verificáveis, é possível prever e monitorar o desempenho das estratégias adotadas, bem como prescrever estratégias mais eficientes. 

Para que serve a Análise de Dados?

Por meio da Análise de Dados, é possível identificar quais estratégias foram adotadas anteriormente e qual resultado elas apresentaram, prever o sucesso e o fracasso de ações futuras e monitorar o desempenho de atividades em tempo real, a fim de eliminar estratégias ineficazes e investir nas melhores possibilidades com o objetivo de otimizar tempo e recursos financeiros e obter êxito.

Quais os tipos de Análise de Dados?

  • Descritiva

Como o próprio nome sugere, a análise descritiva visa descrever os dados observados. Esse tipo de análise também é conhecido como exploratório e é a base para outros modelos analíticos mais complexos. 

Há a análise descritiva de dados univariada (verifica apenas uma variável isoladamente), bivariada (verifica a relação entre duas variáveis) e multivariada (verifica a relação entre três ou mais variáveis).

Como a análise descritiva revela de forma resumida o que está acontecendo no atual momento, é muito utilizada para monitorar o desempenho das vendas, conversões de leads e número de visitas no site, por exemplo.

  • Preditiva

Esse tipo de análise está amparado no estudo das tendências observadas ao longo dos anos até o presente momento, a fim de prever a probabilidade de cada cenário ocorrer e como uma determinada variável irá se comportar no futuro. 

Por exemplo, a partir da análise preditiva de dados, é possível prever o melhor momento para lançar uma campanha de marketing, pois o histórico de informações sobre as campanhas anteriores demonstrará quais apresentaram maior êxito e em qual período foram lançadas.

  • Prescritiva

A análise prescritiva consiste na união da análise descritiva e preditiva. Ao descrever o momento atual e projetar cenários futuros, é possível prescrever estratégias para serem aplicadas no presente com o intuito de se obter o resultado almejado no futuro.

Ao considerarmos o exemplo anterior, se identificarmos os padrões entre as campanhas mais bem-sucedidas, será possível compreender com maior precisão quais estratégias são eficazes e elaborar um plano de campanha bem estruturado.

  • Diagnóstica

Por fim, a análise diagnóstica é utilizada para identificar o impacto de cada ação no resultado da estratégia adotada. Por conta disso, essa análise é muito usada no Marketing Digital para criação e monitoramento da jornada de compra do cliente.

Por exemplo, com a aplicação da análise diagnóstica, é possível verificar o perfil do cliente, quais os canais que ele acessa para realizar compras, qual período ele costuma comprar e por que adquire ou não determinado produto ou serviço.

A Análise de Dados é o futuro do Marketing Digital?

Sem dúvidas, a Análise de Dados é o futuro do Marketing Digital, pois a cada dia que passa, as pessoas estão mais conectadas à internet e, a partir da análise do comportamento delas dentro de um site, é possível avaliar estratégias e aprimorá-las.

A Análise de Dados aplicada ao Marketing Digital já é uma realidade em muitas empresas que almejam se manter competitivas no mercado. Portanto, se você deseja fazer parte das organizações que se destacam perante o público, é preciso contar com uma equipe especializada no assunto.

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