Você já ouviu falar em gatilho mental de prova social? Pois saiba que se trata de uma estratégia muito comum no Marketing Digital, conseguindo atrair muitos clientes para as empresas. Deseja saber mais sobre o assunto? Então, confira o conteúdo logo abaixo!
Primeiramente, é importante conhecer a definição de gatilho mental, que nada mais é do que um estímulo externo que induz a tomada de decisão inconscientemente. Já a prova social, no Marketing, consiste em uma evidência produzida por uma pessoa que já concluiu o funil de vendas e pode opinar sobre um determinado produto ou serviço oferecido por uma marca.
Portanto, o gatilho mental de prova social é o testemunho de um cliente a respeito de um produto ou serviço utilizado com o objetivo de influenciar a tomada de decisão de outras pessoas.
A ideia de gatilho mental é proveniente da psicologia social, mais especificamente do conceito de efeito de adesão, que afirma que um indivíduo toma uma determinada decisão porque várias outras pessoas a tomaram antes. Posteriormente, esse conceito foi explorado por outras áreas do conhecimento, como as ciências sociais e a economia comportamental, até ser adotado pelo marketing como uma estratégia de venda.
As provas sociais podem ser geradas pelos clientes espontaneamente, mas é possível incentivá-los a darem um feedback sobre o produto que adquiriram ou serviço que contrataram.
Por exemplo, após o cliente receber o pedido ou serviço, pode-se enviar um e-mail agradecendo a preferência pela marca e comunicando que as abas de comentários e o chat de comunicação das redes sociais estão abertos para receberem a opinião dele sobre a experiência de consumo que teve com a empresa.
Há diferentes tipos de provas sociais, uma vez que existem diversas formas dos clientes exporem as experiências deles com uma marca. Conheça alguns desses tipos logo abaixo.
As redes sociais oferecem uma série de espaços para os clientes gerarem provas sociais, como por meio de stories – que podem ser repostados no perfil da marca – e comentários em publicações, no caso do Instagram.
É possível, ainda, fechar parcerias com influencers para que eles façam uma demonstração do produto no perfil deles.
Provas sociais em formato de vídeo geram muita credibilidade à marca. Para aplicar esse tipo de prova social, basta entrar em contato com os clientes e produzir um vídeo profissional, o qual transmitirá ainda mais confiabilidade à empresa.
O site e o blog também possibilitam a exposição de provas sociais em diferentes espaços, como comentários em postagens, seção de depoimento dos clientes e de cases de sucesso.
Para realizar uma seção de cases de sucesso, pode-se fazer uma entrevista com o cliente relatando a experiência dele com o produto ou serviço. Cabe dizer que o conteúdo da entrevista também pode ser transformado em um artigo de blog.
A WSI é considerada a maior rede de Marketing Digital no mundo e tem parceiros em diversos países. Com 25 anos de trajetória, a empresa conta com ampla expertise na área, sendo o conhecimento sobre gatilho mental de prova social apenas um deles.
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