É enorme o número de pessoas que estão insatisfeitas com o seu atual cargo, e principalmente, com seus atuais líderes. O motivo dessa insatisfação muitas vezes é devido  a falta de preparo do líder e até mesmo a falta de uma gestão de negócios.

Liderar uma equipe e fazer uma boa gestão não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.  A imagem do chefe que só cobra e briga com os seus colaboradores morreu há muito tempo, é necessário se adaptar às inovações e transformações do mercado.

Por isso, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre gestão de negócios, como aplicá-la na sua empresa e quais os impactos positivos que ela traz para os seus colaboradores.

 

O que significa gestão?

Gestão nada mais é do que a habilidade de gerir determinada área ou equipe dentro de uma empresa ou organização. 

Independente da área que for, seja em uma gestão de negócios de um serviço de consultoria tributária em SP ou até mesmo de uma escola, a gestão é indispensável.

O objetivo dela é incentivar os colaboradores e organizar o cenários, para tornar o ambiente agradável para todos. Dessa forma, a empresa consegue obter ainda mais resultados e produtividade de seus colaboradores. 

Vale lembrar que existem diversos tipos de gestão dentro de uma empresa, algumas delas são:

  • Gestão financeira;
  • Marketing e vendas;
  • Gestão de pessoas e equipes;
  • Logística;
  • Gestão de projetos;
  • Produções e operações.

 

Como melhorar a gestão da minha empresa?

Mais do que apenas saber o que significa gestão, é necessário colocá-la em prática para ver os resultados chegando através de uma gestão de negócios. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar neste processo, seja qual for a sua área de gestão. 

 

1. Estude o mercado

Se você pensa em abrir uma empresa de empresa de portaria terceirizada, por exemplo, a primeira coisa a se fazer é analisar este mercado e verificar os seguintes pontos:

  • Quais são os meus concorrentes?
  • Possuo dinheiro suficiente para começar?
  • Se tudo der errado, consigo tentar de novo?
  • Qual o público-alvo deste mercado?
  • Como posso trazer inovação para este produto ou serviço?

 

Essas perguntas são válidas para toda e qualquer área, elas são fundamentais para dar um norte sobre o que fazer e qual caminho tomar junto com a sua equipe para aplicar uma gestão de negócios de qualidade.

As respostas irão te ajudar entender como funciona o mercado que você quer adentrar e como você pode fazer do seu produto ou serviço um diferencial neste meio para atrair ainda mais pessoas e se tornar uma referência. 

 

2. Adquira habilidades

Conhecimento é fundamental para qualquer área ou profissão, e dentro da gestão de negócios não é diferente. No mercado existem cursos, workshops, livros e palestras dentro da área de gestão de negócios para ajudar você a se tornar um líder ainda melhor.

Além da gestão, estude sobre o seu negócio e o que ele aborda. Se você for o dono de uma Consultoria Ambiental por exemplo, estude sobre treinamento de cipa atualizado e outros tipos de serviços que existem na sua área e que você também pode aderir.

Busque informações e aperfeiçoamentos para inovar o seu negócio, trazer novas ideias e transformar a sua forma de gerir e administrar problemas. 

 

3. Valorize os seus colaboradores

Os seus parceiros de equipe são peças fundamentais para permitir o andamento das estratégias e resultados da empresa, por isso, valorizar eles é investir na sua marca. A gestão de negócios, ajuda a entender o fluxo dos colaboradores e o seu desempenho diário.

Crie um relacionamento com eles, entenda quais são suas vontades, desejos e medos, saiba no que você pode ajudar a tornar o dia a dia ainda melhor para eles. 

Você pode, por exemplo, ajudar um funcionário a parcelar um licenciamento se ele tiver planos de investir em algum bem pessoal. 

Outra opção é fornecer brindes e presentes para seus colaboradores em datas comemorativas, ou quando é alcançada a meta, isso mostra como você se preocupa com a sua equipe e se esforça para vê-los bem e satisfeitos.

São atitudes simples como essas que fazem os seus colaboradores o verem não só como uma pessoa importante, mas como um amigo. Mostrar preocupação com eles os incentivam a fazer um trabalho melhor e a criar um ambiente saudável e produtivo. 

 

4. Cuide do marketing 

Após o surgimento do marketing digital, diversas empresas e marcas começaram a se preocupar ainda mais com a área de marketing e comunicação de seu negócio, o que trouxe ainda mais benefícios para eles.

A área de marketing é fundamental para atrair novos clientes e manter uma boa relação com eles, sem contar que através das estratégias de marketing os seus clientes conseguem obter informações como por exemplo o preço de ozonioterapia capilar de forma bem mais fácil.

E quando falamos em marketing, muitos pensam que é só aquele em que divulgamos um serviço ou produto para conseguir mais vendas, isso também mudou e muito. Novas áreas como o endomarketing foram desenvolvidas para trabalhar a comunicação não só da empresa com o consumidor, mas dos próprios colaboradores e gestores internos da empresa.

Como mencionamos no tópico anterior, oferecer brindes e presentes para os seus colaboradores é uma das estratégias dentro do endomarketing que visam uma melhor imagem da empresa perante seus funcionários. 

Como gestor, investir no endomarketing também é uma ótima opção para melhorar a comunicação interna da sua empresa e incentivar seus colaboradores a permanecerem com você. 

 

5. Tenha um setor de auditoria

Se você não sabe o que é um setor de auditoria, ele é o responsável por analisar e verificar as ações e estratégias que a empresa está fazendo e concluir se os resultados são os que eram esperados pela maioria. 

O setor de auditoria, como citamos algumas vezes aqui no texto,  é fundamental e faz toda a diferença dentro de qualquer empresa, seja em uma indústria de papelão ondulado ou em uma start up sobre tecnologia.

O setor de auditoria consegue organizar com mais precisão as estratégias da marca e mostrar quais os resultados elas estão trazendo. Dessa forma, o gestor e sua equipe conseguem fazer o que está dando certo o que pode ser melhorado. 

 

6. Seja inovador

No mercado, o normal dificilmente ganha espaço ou visibilidade, mas o que é diferente do que a maioria já está acostumado, conquista uma multidão de curiosos e interessados no que você oferece.

Por isso, estude o seu produto e veja o que você pode fazer de diferente com ele. Por exemplo, se você trabalha com moda, pense que ao invés de produzir apenas sacolas personalizadas para loja, você pode criar sacolas plásticas com alça boca de palhaço para ser ainda mais prática. 

A inovação é um dos ingredientes principais não só para trazer resultados, mas para melhorar a sua forma de gerir uma empresa ou equipe. Pense em qual processo você pode inovar e como melhorar a sua comunicação, criando um espaço de troca e aprendizado.

 

7. Saber quais são os seus clientes em potencial 

Traçar um público-alvo para o seu negócio é uma das partes mais importantes para gerir um planejamento de marketing e a sua equipe para os resultados esperados.

Por isso, conheça os seus clientes, os seus seguidores, o seu público e as pessoas que estão interessadas no seu trabalho e na sua marca.

Veja se eles pesquisam mais por dedetização 24 horas ou apenas por empresas de desratização por exemplo, saber essas informações te ajudará a traçar um público certeiro que ajudará você e a sua equipe a gerar estratégias certeiras. 

Você pode obter informações sobre o seu público por meio das redes sociais, usando o site da sua marca ou até mesmo pela sua equipe de marketing, que pode usar ferramentas específicas para filtrar essas pessoas de forma mais assertiva. 

 

Benefícios de uma boa gestão de negócios

Com as dicas apresentadas acima, você consegue construir uma gestão ainda melhor dentro do seu ambiente de trabalho e conquistar impactos positivos como:

  • Contratações certeiras;
  • Produtividade e motivação;
  • Alinhamento dos objetivos;
  • Desenvolvimento dos funcionários;
  • Melhoria no ambiente de trabalho.

 

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que uma boa gestão pode trazer para a sua equipe. 

Lembrando que esses resultados não aparecem do dia para a noite, é necessário muito esforço e persistência para obter impactos positivos como esses.

Seguindo as dicas que apresentamos e estudando bastante, você conseguirá se tornar um gestor referência dentro do seu local de trabalho.

 

Considerações finais

Gerir uma equipe ou negócio não é uma tarefa fácil, como mencionamos no início deste artigo, mas com as dicas apresentadas aqui esperamos que esta função possa ter se tornado mais simples para você. 

Não deixe de estudar e sempre buscar conhecimento, é ele quem permitirá com que você cresça e aperfeiçoe habilidades pessoais e profissionais para fazer do seu ambiente de trabalho um lugar mais produtivo e leve. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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