O marketing empresarial pode ser entendido como o conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas para atrair mais clientes, promover o aumento das vendas para clientes antigos, além de fortalecer a marca para colaboradores e parceiros do negócio.
Continue a leitura e veja como aplicar o marketing empresarial!
Para criar uma estratégia de marketing empresarial, é possível utilizar os 4 Ps do marketing, conceito criado pelo professor Jerome McCarthy em 1960 e amplamente divulgado por Philip Kotler. Os 4 Ps são:
O produto, que também pode ser um serviço, é o que a empresa desenvolveu ou está comercializando para seus clientes. Já o preço é o valor monetário que o negócio cobra para que seus clientes adquiram a solução ofertada.
A praça, por sua vez, é onde o produto será vendido e distribuído para os clientes, podendo ser escolhido um local físico ou digital, por exemplo. Por fim, o último P está relacionado à promoção, que é a divulgação efetiva do produto nos canais escolhidos pela empresa.
Com esses 4 Ps, uma empresa consegue aplicar o marketing empresarial em uma estratégia de vendas, podendo aumentar a quantidade de negócios e melhorar a jornada de compra dos clientes.
Para realizar vendas, as empresas precisam investir em marketing empresarial offline e on-line – não há como fugir disso. Quando a estratégia é bem-aplicada, é possível aumentar o faturamento e, consequentemente, o lucro da empresa, além de ganhar mais espaço e reconhecimento no mercado.
Outra vantagem de focar no marketing empresarial é o entendimento que ele possibilita sobre o cliente. Quanto mais o público-alvo é focado, mais a empresa consegue compreender suas dores para oferecer soluções criativas e eficazes para problemas já existentes.
Por fim, vale a pena ressaltar que o marketing empresarial posiciona a empresa como referência em seu nicho de atuação. Assim, aos poucos, a confiança dos consumidores é conquistada e cada vez mais a organização é vista como autoridade no segmento.
Os objetivos do marketing empresarial são o fortalecimento do vínculo com seus clientes, a promoção da marca no mercado, o maior engajamento da equipe (com estratégias de endomarketing), a fidelização dos consumidores e o aumento das vendas.
Todos esses objetivos podem ser mensurados com KPIs, que são indicadores de desempenho utilizados para avaliar o resultado de estratégias. Após aplicar o marketing empresarial com uma ação de vendas, por exemplo, vale a pena utilizar os KPIs para entender o que deu certo e o que precisa ser melhorado.
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