Se você quer empreender, mas ainda não sabe por qual modelo de negócio optar, saiba que investir em uma franquia é uma excelente alternativa, desde que você saiba como adquirir uma franquia de uma marca consolidada.

 

Em virtude disso, nós, da WSI, elaboramos este artigo com algumas informações sobre o tema para auxiliar você nessa empreitada.

 

Como adquirir uma franquia com chance de sucesso?

 

Saiba o que fazer para encontrar a franquia ideal para o seu perfil empreendedor e fechar um bom negócio.

 

1. Obtenha mais informações sobre os segmentos e as franquias

 

Para obter mais informações sobre o segmento em que pretende atuar, consulte o site da Associação Brasileira de Franchising (ABF), pois a entidade divulga frequentemente dados sobre o mercado de franquias no Brasil. Assim, você poderá avaliar o desempenho do segmento que pretende escolher, uma vez que não adianta você ter afinidade com o ramo se ele está em baixa no mercado.

 

Definido o segmento, pesquise sobre as franquias que mais se destacam no mercado. Você pode se orientar pelas marcas que melhor se posicionam nos resultados das ferramentas de busca, como o Google, tendo em vista que esses mecanismos de pesquisa dão preferência pelas páginas de marcas com maior autoridade no mercado.

 

Convém, ainda, informar-se sobre como o cliente avalia as marcas. Para isso, consulte páginas como o Reclame Aqui e o Google Meu Negócio. Verifique também as interações dos clientes nas redes sociais da marca, tanto no perfil oficial da franqueadora quanto nos perfis dos franqueados que atuam na mesma região em que você pretende estar, para saber como a população daquela localidade classifica a marca em particular.

 

2. Consulte os franqueados

 

Na sequência, consulte atuais ou ex-franqueados para saber como, de fato, é atuar na franquia. Para isso, solicite a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que as franquias são obrigadas por lei a entregarem aos interessados em investir na rede. Na COF, devem constar os contatos dos franqueados e ex-franqueados dos últimos doze meses.

 

Com essa lista em mãos, entre em contato com o maior número de franqueados e ex-franqueados que puder para saber quais são os prós e contras de atuar com a marca. Isso porque que eles já passaram pelo mesmo processo que você.

 

3. Analise a Circular de Oferta de Franquia (COF)

 

Como mencionado acima, a franqueadora é obrigada por lei a fornecer esse documento. A COF é regulamentada pela Lei n.º 13.966/2019, que fornece uma listagem de todas as informações que a franqueadora deve prestar ao interessado, as sanções que poderão ser sofridas se a lei for desrespeitada, as condições que os contratos de franquias devem obedecer, entre outros.

 

Sendo assim, lá constam muito mais informações pertinentes para a sua tomada de decisão, como, por exemplo:

  • balanços e demonstrativos financeiros dos dois últimos anos;

  • descrição das atividades que serão desempenhadas pelo franqueado;

  • perfil do franqueado ideal;

  • total estimado do investimento inicial;

  • valor da taxa de franquia e outras taxas (marketing, seguro, etc);

  • descrição de tudo o que é oferecido pela franqueadora ao franqueado;

  • situação do franqueado após a expiração do contrato de franquia, entre outros.

 

Diante disso, consulte a legislação e contrate um advogado para auxiliá-lo ao longo do processo de aquisição da franquia para que tudo saia como o previsto.

 

Você conhece a Franquia WSI?

A WSI é a maior rede de franquias de marketing digital do mundo e se mantém competitiva no mercado desde 1995. Se você deseja saber como adquirir uma franquia de Marketing Digital, venha conhecer a WSI e crescer conosco!

WSI Franquia

Saiba mais sobre como ser um franqueado WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner